sábado, 2 de abril de 2011

Cerimônia das Areias

"Assim como não dá para separar os grãos de areia, que o amor do casal também seja inseparável".


Quando eu morei em Salvador muito eu ouvi falar da cerimônia das areias, aqui em SP ela não é tão comum, mas eu acho que é uma cerimônia com uma simbologia muito bonita e por isso resolvi escrever aqui o que eu sei dela.
Encontrei num site americano uma explicação com um passo a passo que achei bem interessante.
Na cerimônia das areias original, os noivos jogavam punhados de areia ao vento. Os grãos eram combinadas e jamais se separariam, simbolizando união e eternidade. Hoje em dia a mesma cerimônia pode ser realizada de forma a honrar as famílias e ser guardado como uma lembrança desta união.

Instruções:

1) No altar coloque um vaso aonde serão depositadas as areias (ele pode ter o monograma dos noivos gravado, ou a data do casamento). Coloque os vasos menores, cada um contendo areia de diferentes cores ao lado do principal.
2) Escolha uma das versões da cerimônia, lembre-se que ela pode ser modificada de acordo com o seu desejo. Uma das versões diz que você deve ter uma base neutra, por exemplo, areia branca no vaso principal, antes da cerimônia iniciar. Esta areia branca representa Deus e as fundações do casamento.
3) Inclua os pais e padrinhos na cerimônia. Eles podem ter uma cor outra cor de areia ou usar a mesma areia branca. Cada casal de pais colocam um pouco de sua areia no vaso principal. Instrua-os a mover de forma circular a areia para criar um desenho maior. Os padrinhos podem seguir o mesmo exemplo dos pais. Desta forma você simboliza que os pais e padrinhos também são a base deste relacionamento.


4) Agora é a vez dos noivos, que cada um pega um dos vasos menores com areia colorida e ao mesmo tempo coloca no vaso principal. Desta forma as suas areias ficarão misturadas, simbolizando união e eternidade já que estes grãos de areia jamais poderão ser separados.


5) É importante lembrar que o celebrante deve orientar a cerimônia e com um texto sobre união, chamando cada um dos participantes, e finalizar explicando que como esses grãos jamais poderão ser separados o amor deste casal também não poderá.
6) Para guardar o vaso termine de preenchê-lo até a borda do vaso, depois coloque cera ou gel  por cima até cobri-lo totalmente. Uma vez que a cera seque você pode guardá-lo em casa como símbolo do amor de vocês.


3 comentários:

  1. Uauuuuu....era louca para saber como funcionava essa cerimônia das areias!Lindooo!Quero fazer em meu casamento!

    Beijos :)

    ResponderExcluir
  2. Oi, eu quero fazer no meu casamento, estou procurando os vasos, até achei uns lindos (das fotos acima), nao nao enviam pro brasil, sniff... sabes onde posso comprar?
    bjus

    ResponderExcluir
  3. Ola, em loja de presentes vc acha os vasos, se morar em SP a 25 de março é uma otima opçao.

    Bjs

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...