quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Casar em Casa

Como estou passando pelo desafio delicioso de organizar um casamento na casa de campo do noivo resolvi escrever este post com algumas dicas pra quem sonha com isso também. E mais uma vez me inspirei no site O Nosso Casamento de Portugal.





Para alguns noivos, não há lugar melhor para casar que uma casa: um casamento celebrado na tradicional casa de família do noivo ou da noiva. Um casamento em casa pode também ser realizado na casa emprestada de um amigo, na casa dos próprios noivos, ou na casa de um familiar chegado. Se pretendem que o seu casamento tenha um toque de história e de intimidade, um casamento em casa é, sem dúvida, uma solução cheia de charme.
Caso possuam uma casa à beira-mar ou uma casa de campo, esse pode ser perfeito para realizar seu sonho … Mãos à obra, toca a realizar sonhos!

Questões principais

Quantas pessoas pretendem convidar, existe espaço dentro de casa para acolher todos os convidados com qualidade – senão, será que existe espaço suficiente no exterior para montar uma tenda? Onde vai ser a cerimónia e a recepção? A cozinha serve para preparar tudo, ou terá de se mandar vir a comida de fora? Existe exaustor, banheiros, ar condicionado?

Sentar ou ficar de pé

Se celebrarem a cerimónia em casa, juntamente com a recepção do casamento, devem decidir se os convidados irão ficar sentados ou de pé durante a cerimónia, e se essas cadeiras farão falta para a recepção sentada – se sim, quem é que as vai mudar o local das cadeiras? Quantas cadeiras terão de alugar?

Alugar uma pista de dança

Já experimentaram dançar na grama? Não o façam, pois a experiência não é muito agradável, a não ser que o façam descalços. Se não tem espaço para os convidados poderem conviver e dançar, considerem alugar uma superfície para isso.

Insetos

Dependendo da estação do ano, poderão existir insetos, como mosquitos, entre outros, por isso considerem espalhar velas de citronela, e repelente no local. Não há nada mais desagradável do que insetos mandarem embora os seus convidados mais cedo.

Estilo vs Local

Escolham um estilo de casamento de acordo com o aspecto do local. A casa e o seu exterior são o palco e a inspiração do casamento. Se tem uma casa no campo a decoração pode ser baseada em musgo e flores campestres. Adotem uma decoração pessoal. Se o casamento vai decorrer numa casa tipo solar, provavelmente uma tenda no jardim, com grandes candelabros, será uma opção muito elegante.

Pontos focais

A primeira impressão é muito importante, por isso certifiquem-se que quando os convidados chegarem ao local, eles sintam o espírito do casamento e de toda a decoração. Talvez decorar as árvores da entrada com fios de velas, ou as portas com arcos de flores, seja um gesto acolhedor.

Não se esqueçam dos custos escondidos

A não ser que o casamento seja uma cerimónia intimista, não se torna necessariamente mais barato celebrar um casamento em casa. Considerem os custos de tenda, banheiros portáteis, aluguel de material de cozinha, contratação de ajudantes, limpeza, arrumação, electricidade, aluguel de mesas e cadeiras, entre outros.

Licenças

Para além de obviamente deverem avisar os vizinhos do evento, deverão verificar as licenças para o ruído, bem como todas as legalidades necessárias à realização de um evento.

Regras

É importantíssimo transmitirem a idéia dos limites físicos da propriedade e da casa aos convidados. Se pretendem que a casa não seja invadida por ninguém, tranquem todas as portas; se pretendem manter uma parte da casa aberta aos convidados e outras não, coloquem cordões a limitar os locais que não devem ser de uso comum.

Alugar a tenda

Se consideram alugar uma tenda, tenham em atenção pormenores como a climatização, se o casamento será de dia ou de noite, quantidade de convidados, dimensão da banda, local para dançar e tudo mais o que irá se passar na tenda. Alguma tendas são mais à prova de água do que outras; algumas têm laterais removíveis conforme o tempo. Pensem se será necessário aquecer o local, ou esfriá-lo? E se o equipamento elétrico vem junto com a tenda, ou terão de aluga-lo?

Iluminação

Tenham em atenção à iluminação do local, não só no local da recepção do casamento, mas também nos banheiros, locais onde os convidados possam passar, bem como no local onde estacionam os carros.

Objetos de valor

Retirem objetos de valor do caminho. Desta maneira nem vocês nem os seus convidados terão de se preocupar com acidentes, e os convidados terão mais espaço para se movimentarem livremente. Retirem carpetes que poderão ser estragados, e tomem medidas para sapatos sujos, pois a chuva é sempre uma hipótese a considerar.

Contratem um artista

Se o tema do casamento será a casa onde o casamento será celebrado, considerem contratar um artista que faça um esboço da casa. Usem este grafismo e imprimam-no em diversos itens do casamento – convites, cartões de agradecimento,  entre outros.

Casa emprestada

Se a casa não for sua, reúnam-se com o dono da casa bem antes do casamento. Falem sobre todas as possibilidades, que partes da casa são permitidas, que partes não o são e certifiquem-se de que estão em sintonia. Falem sobre os riscos de um evento com bastantes pessoas e de fazer um seguro de responsabilidade civil.

Catering

O melhor será deixar que o catering seja feto por uma empresa especializada. Preparem tudo, falem com a empresa responsável pelo catering, definam que recursos de cozinha são necessários para preparar a comida, bem como os equipamentos elétricos devido à necessidade de eletricidade extra. Discutam também quantas pessoas extras serão necessárias contratar, ou se a empresa trata de providenciar todo o pessoal. Se o contrato do pessoal está por sua conta, considerem contratar alunos de escolas de hotelaria.

Reformas

Se pretendem fazer reformas na casa, decidam o orçamento que podem despender, e tenham a certeza que o layout da casa e do exterior é suficiente para permitir arcar com o número de convidados do seu casamento. Se for necessário fazer reformas contratem uma equipa de reforma, mas antes de mais nada elaborem um calendário que permita terminar as reformas pelo menos um mês antes do casamento.
Deixamos uma lista do que devem ter em conta se pretendem ter um casamento em casa:
  • Lugares sentados. Aluguem cadeiras suficientes para que todos possam ter um lugar sentado.
  • Cozinha. Certifiquem-se que as entradas/saídas da cozinha são amplas e não têm nada a bloqueá-las. As mesas da comida devem ser de acesso fácil.
  • Banheiros. Contem com um banheiro para cada 20 a 50 convidados. Se não existirem mais  banheiros alugue banheiros químicos. Optem por fazer destes os banheiros masculinos.
  • Valores. Não utilizem os seus objetos pessoais, como pratos, porcelanas antigas, ou cristais. Optem por alugar o material de catering, para evitarem problemas.
  • Animais de estimação. Coloquem os seus animais de estimação na casa de um amigo, ou num hotel de animais.
  • Limpeza. Contratem um serviço especialista em limpezas para limparem no dia antes e no seguinte ao casamento. A limpeza não deve ser um motivo de stress, por isso, deixem-na para os profissionais.
  • Electricidade. Se optaram por uma tenda de exterior, não se esqueçam que têm de ter energia suficiente para as iluminações, bem como para o material de som da banda. Levem um electricista ao local para verificar se precisam de geradores adicionais para suportar todo o consumo de energia.
  • Estacionamento. Façam uma simulação dos lugares disponíveis para os carros dos seus convidados; avisem os seus vizinhos do aumento do tráfego nessa zona.
  • Espaços. Lembrem-se de que é necessário espaço para montar a tenda, colocar as cadeiras, moveis e louças, e um local para colocar a banda e para fazer a pista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...